O Rotary Clube de Araras Alvorada realizou a apresentação do projeto de valorização à Pátria e aos símbolos nacionais destinado a escolas de Araras, cuja iniciativa faz parte do projeto “Cantando a Pátria”, que tem como objetivo o resgate do civismo e o amor ao país entre crianças, adolescentes e jovens da cidade. O evento foi realizado na última sexta-feira, dia 20, na Emeief “Maria de Lourdes Mattar”, no Jardim Copacabana. Durante a apresentação estiveram presentes o prefeito em exercício, Carlos Alberto Jacovetti (PSDC), além da secretária municipal da Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri e do presidente do Rotary Club, Sílvio Luiz Antônio.

Segundo a organização, o projeto “Cantando a Pátria” vai doar para cada unidade de ensino (municipal e estadual) um CD com os principais hinos oficiais, adotados ao longo da história do país, além do Hino de Araras. “O objetivo é chamar a atenção dos alunos para o civismo e o resgate da soberania do país, de forma que conheçam os símbolos brasileiros, com destaque para o Hino Nacional, da mesma forma que desperta o interesse pela história por meio dos hinos”, salientou Silvio Luiz Antônio, presidente do Rotary Club Alvorada.

Junto a cada CD, também estará inclusa uma apostila explicativa com o histórico de cada hino, destacando sua autoria, importância e aplicabilidade, além de informações fundamentais sobre civismo, além de orientações sobre o uso correto dos símbolos nacionais. O prefeito em exercício, Carlos Alberto Jacovetti comentou sobre a importância dos materiais que serão distribuídos nas escolas de Araras. “Irão influenciar o patriotismo em nossas crianças, pois isso é um projeto de cidadania para escolas. Os símbolos nacionais e municipais resgatam a história, além de nos tornar mais próximos dela. O Rotary está de parabéns pela iniciativa”, disse.

Para a secretária Elizabeth Carvalho Cilindri, a ação do Rotary irá acrescentar mais cidadania na formação dos estudantes. “A ação é muito importante. Além das aulas normais, nossos alunos irão aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre civismo e cidadania”, disse.

“O Rotary Club de Araras Alvorada deseja colaborar com a formação cívica dos nossos alunos, destacando valores e o amor necessário que se deve ter à Pátria, principalmente, sua história e princípios tão dispersos num mundo tecnológico e com outros atrativos. Que os professores sejam multiplicadores destes conhecimentos, levando o respeito e o saber pátrio em suas aulas”, concluiu Rafael Faria, presidente da Fundação Rotária e um dos organizadores do projeto.

No evento também estiveram presentes a diretora da Emeief “Maria de Lourdes Mattar”, Ana Spatti Cândido e o diretor da Escola Estadual “Vicente Ferreira dos Santos”, Itacir Barreti, além do vereador Breno Zanoni Cortella (PT) e outros membros do Rotary Club de Araras Alvorada.

Mais informações sobre o programa “Cantando a Pátria” podem ser obtidas junto ao Rotary Club pelo telefone 3542-3833. (Com informações da Secom)

Projeto
Apresentação do projeto aconteceu na última sexta-feira, dia 20, na Emeief “Maria de Lourdes Mattar”.

 


 

Relação de Hinos inclusos no CD do projeto “Cantando a Pátria”
Hino Nacional Brasileiro

Hino à Bandeira Nacional

Hino da Independência

Hino da Proclamação da República

Hino Soldados de Fogo

Canção do Expedicionário

Hino Nacional Brasileiro – Instrumental

Hino do Estado de São Paulo

Hino do Município de Araras – Cidade Encantamento

Hino do Rotary

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*