Reunião aconteceu na noite de segunda-feira, na Casa dos Conselhos

Foram divulgados os primeiros resultados do Inventário de Turismo realizado em Araras pela consultoria especializada no setor, contratada pela Prefeitura para elaborar o Plano Municipal de Turismo, nesta segunda-feira, dia 16. A divulgação dos dados foi feita durante a primeira reunião ordinária do novo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que aconteceu na Casa dos Conselhos, com a presença de mais de 30 integrantes, entre titulares e suplentes.

Elaborado pela consultoria Turismo 360º, o inventário detectou, por exemplo, cerca de 15 estabelecimentos de hospedagem em Araras, contando-se hotéis, pousadas e pensões. Foram também elencados aproximadamente 100 estabelecimentos de alimentação – incluindo-se aí os restaurantes, bares, cafés, sorveterias, lanchonetes e empórios.

Foram considerados, no levantamento, os estabelecimentos de alimentação num determinado raio de proximidade com equipamentos de turismo. Também foram detectadas 8 empresas do ramo de agências de turismo, viagens e transportadora.

Reunião aconteceu na noite de segunda-feira, na Casa dos Conselhos
Reunião aconteceu na noite de segunda-feira, na Casa dos Conselhos

A consultoria elencou diversas instituições do chamado “Terceiro Setor”, quais sejam associações de músicos, comerciantes, artesãos, agricultores, entre outros, e que são considerados estratégicos para o desenvolvimento do turismo.

A empresa apontou ainda a existência de vários estabelecimentos responsáveis pela fabricação artesanal de diversos produtos, tais como cerveja, cachaça, entre outros.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, que supervisona o trabalho da consultoria e articulou a reativação do Comtur, a partir desses dados, ainda haverá um relatório técnico onde as informações já levantadas serão sintetizadas. “Nos próximos dias a empresa nos apresentará o documento final com o inventário turístico do município”, diz o secretário Leonardo Dias.

 

Comando do Comtur está eleito

Assessorados pelo turismólogo Murilo Valencise Ziani, estagiário da Secretaria, os integrantes do Comtur elegeram o presidente, o vice-presidente e o secretário do órgão.

Não houve disputa para os três cargos, que foram aprovados pela unanimidade. A presidente é Ana Deguchi Martins, representante da Secretaria de Desenvolvimento. O vice-presidente Anderson Rafael Ricci, representantes das agências de turismo locais e, como secretário, foi eleito João Alexandre Moreira Martinez, representante do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*