Evento ocorre no dia 4 de fevereiro no Ginásio Nelson Rüegger; inscrições seguem até o dia 31 de janeiro, na sede da Smelam

Modalidade é novidade no Projeto Esporte Para Todos
Modalidade é novidade no Projeto Esporte Para Todos

A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras está com inscrições abertas para o 1º Torneio Municipal de Basquete 3×3. A competição ocorre no dia 4 de fevereiro de 2018, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger.

Interessados em participar devem se inscrever na sede da Secretaria de Esportes, que funciona no Ginásio Nelson Rüegger. As inscrições são gratuitas e o prazo segue até o dia 31 de janeiro do próximo ano. Podem participar atletas com idades a partir dos 16 anos e os times serão formados por quatro jogadores, sendo três titulares e um reserva.

O evento contará a presença do DJ Buiu e os MC’s da Batalha do CEU e Treta da Love. A premiação será de troféus e medalhas do 1º ao 4º lugar e medalhas do 5º ao 8º colocado.

“Mais uma modalidade que estamos implantando no Projeto Esporte para Todos que visa incentivar a prática esportiva para os ararenses. Esperamos que com esta competição possamos fomentar e massificar o esporte em nosso município. Nossas expectativas para o torneio são as melhores possíveis que, inclusive, equipes da cidade e também da região tem nos procurado para poderem participar do campeonato”, destacou o secretário de Esportes, Douglas Marcucci.

A competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araras. Mais informações pelos telefones 3544-3604 e 3544-8347.

A modalidade

O Basquete 3×3 ou em um primeiro momento FIBA 33, teve seu formato de jogo inspirado no Streetball, ou melhor no formato de 3×3 do Streetball, que é muito conhecido nos parques do mundo inteiro. A Federação Internacional de Basquetebol preocupada com o número de praticantes de Basquete 3×3, começou a estudar possibilidades e os primeiros levantamentos para uma nova modalidade começaram a ser feitos em 2007. Então a FIBA utilizando a roupagem do Streetball, ou seja, envolvendo o basquetebol com todo o visual urbano e menos tradicional em relação ao Basquetebol e objetivo de apresentar uma modalidade de fácil acesso, nasceu o Basquete 33 ou melhor o FIBA 33, nome teste do esporte, que teve seus eventos teste realizados na Ásia, ainda 2007.

Modalidade sendo testada, regras criadas e uma possível fórmula de sucesso, o que faltava era o impacto mundial. Junto com todos os levantamentos a FIBA em fevereiro de 2007 começou a se reunir com o Comitê Olímpico Internacional para apresentar a nova modalidade, que, mais tarde, foi incluída nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

César Foguel

Mais Informação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*