Reunião contou com a participação dos representantes das equipes que disputarão a 1ª e 2ª divisão do campeonato municipal. (Foto: Secretaria Municipal de Esportes)

Na ocasião foi apresentado o sistema de disputa do torneio; 1ª e 2ª divisão da competição tem início em 31 de março

A Secretaria Municipal de Esportes realizou na noite da última terça-feira (5), no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger, o congresso técnico com os representantes das equipes que disputarão a 1ª e 2ª divisão do Campeonato de Futebol Amador 2019. A competição municipal tem início em 31 de março com a participação de 32 times, sendo 16 em cada divisão, com jogos nos campos do Estádio Joel Fachini (Comercial FC), Mundo Novo (Fazenda Salomé), Caio Prado, Parque das Árvores ou Gema (este ainda em avaliação pela SME).

Na ocasião foi apresentado o sistema de disputa do campeonato. Assim como em 2018, o torneio será organizado no formato todos contra todos, em turno único, em que os quatro primeiros colocados na classificação geral avançam para a série ouro, enquanto do 5º ao 8º lugar vai para a série prata e do 13º ao 16º rebaixamento à segunda divisão do ano seguinte.

Outro assunto citado foi o prazo final para as inscrições das equipes, as quais terão até o dia 8 de março para entregarem as fichas de inscrição no setor de competições da SME, localizado no Ginásio Nelson Rüegger. Também foi definido, por meio de votação, que cada time poderá contar com até três jogadores de outras cidades.

Por fim, na reunião também foi definido que haverá um segundo encontro no próximo dia 28 para entrega do regulamento geral, além de bolas de futebol para as equipes inscritas. Outras novidades serão divulgadas nos próximos dias.

Durante o congresso também foram tiradas dúvidas em relação ao formado te disputa. (Foto: Secretaria Municipal de Esportes)

“A reunião com os representantes das equipes foi de extrema importância, já que, conforme pedido dos mesmos, foi alterada para o primeiro semestre a disputa da primeira divisão. Há menos de dois meses após o encerramento da edição 2018, eles (representantes) estão com muito entusiasmo para que o torneio se inicie logo. E isso nos motiva trabalhar ainda mais para assim proporcionar o melhor campeonato possível para eles. Hoje o Amadorzão de Futebol de Araras é considerado um dos melhores da região, tanto em organização como em quantidade de equipes participantes”, destacou o secretário de Esportes, Douglas Marcucci.

Assim como em 2018, este ano também haverá a terceira divisão, cuja disputa ocorrerá no segundo semestre. Mais informações pelo telefone 3544-3604.

Equipes das duas divisões do Amadorzão 2019

1ª divisão: AE Praça V*, Família Campão FC, AE São João, EC Barões, RMA FA, Atlético Ararense, Pastre FC, Legendários FC, EC José Ometto, Guerreiros FC, Salão do Zé Mário FC, Flamenguinho FC, Tico’s Beer FC, Arsenal FC, Unidos do Buteco e SE Podepah.

2ª divisão: Juventus FC, Família Fluminense, AE São João B, Atlético Nações, AE Cruzeirinho, Nacional FC, W-9, Galarasaray FC, Porto FC, Colômbia FC, Salão do Zé Mário B, Caio Prado, SC Panelinha, EC Evolução, Mônaco FC e Besiktas.

(*Praça V não participará da competição, saiba mais no texto abaixo)

Equipes desistentes

Por questões internas, alguns times da primeira divisão provavelmente deixarão de disputar o Amadorzão 2019. A equipe AE Praça V (atual campeã) decidiu não participar este ano e transferir a sua vaga na elite para o Esporte Clube São João, o qual deverá mudar o nome – uma vez que já existe outra equipe com o nome São João, mesmo contando antes com a sigla AE (Associação Esportiva).

Outras equipes que não confirmaram oficialmente ainda são: EC Barões, Tico’s Beer e Unidos do Buteco. Caso as mesmas não confirmem participação até a próxima sexta-feira (8), perderão suas respectivas vagas, as quais serão preenchidas pela Secretaria de Esportes, que promoverá à elite do torneio os times com melhores campanhas na segunda divisão no ano passado. O mesmo deve ocorrer na “segundinha”, caso alguma equipe suba por este critério.

Vale ressaltar que, segundo o regulamento, a equipe que deixar de participar da primeira ou até da segunda divisão do recorrente ano, como punição, automaticamente será rebaixada à terceira divisão, podendo disputar apenas na próxima edição do torneio.

Por César Foguel

Outras notícias

COMPARTILHAR