O Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão é comemorado hoje, 26 de abril. Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,3% da população brasileira sofrem da doença. Em Araras, a Secretaria Municipal de Saúde atende atualmente 2.854 pacientes s nas unidades de Estratégia de Saúde da Família.

É importante ressaltar que o problema atinge mais as mulheres (26,9%) do que os homens (21,3%). A idade também influencia: 59,2% das pessoas com mais de 65 anos de idade se declaram hipertensos, ao contrário dos mais jovens, em que a doença se manifesta em apenas 8,8% em indivíduos entre 25 e 34 anos e 3,8% na faixa etária entre 18 a 24 anos.

De acordo com informações solicitadas pela reportagem do Opinião Jornal, a Secretaria Municipal de Saúde, os 2.854 pacientes hipertensos nas unidades de Estratégia de Saúde da Família de Araras, desenvolvem atividades como consultas agendadas para acompanhamento do quadro clínico, realização de exames laboratoriais referentes a essa morbidade, orientações individuais e em grupos, orientações nutricionais, controle periódico dos níveis pressóricos através da aferição da pressão arterial, controle de peso, acompanhamento do paciente no período de adaptação a novos medicamentos, entre outros.

As Farmácias Populares em Araras também disponibilizam gratuitamente à população os seguintes medicamentos: Metildopa 250 mg, Captopril 25 mg,  Furosemida 40 mg, Hidroclorotiazida 25 mg, Espironolactona 25 mg, Enalapril 10 mg, Propranolol 40 mg, Atenolol 25 mg e Losartana Potássica 50 mg

A elevação da pressão arterial acontece por vários motivos, entre eles histórico familiar, má alimentação, maus hábitos como tabagismo e excesso de ingestão de álcool, além de algumas particularidades como a Síndrome da Apneia do Sono (despertares noturnos, ronco e sonolência durante o dia).

Para alertar a população sobre os cuidados necessários com essa doença, o médico respondeu aos mitos e verdades especialmente para o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*