Segundo o secretário de Esportes, Douglas Marcucci, a pasta começou 2019 a todo vapor com as inovações e melhorias. (Foto: César Foguel/Opinião)

Novidades incluem as escolinhas de judô e capoeira, além de reformas de campos de futebol entre outras ações

A Secretaria Municipal de Esportes segue a todo vapor com o planejamento para 2019. Para este ano a pasta pretende promover novos eventos, expandir o projeto Esporte Para Todos, além melhorar competições já existentes.

O primeiro trabalho da Secretaria será a ampliação do Projeto Esporte Para Todos, que visa incentivar a prática esportiva à população ararense, com a massificação de escolinhas gratuitas de diversas modalidades. “Além de atrair mais praticantes para as modalidades já existentes, este ano também faremos a implantação já em janeiro das escolinhas de capoeira e judô, onde as aulas serão dadas de forma voluntária pelos professores Sidney Paris e Luizão, no Ginásio Nelson Rüegger, e, o melhor de tudo, completamente gratuitas”, destacou o secretário de Esportes, Douglas Marcucci. “Estamos ainda analisando uma parceria com o Clube do Sindicato dos Metalúrgicos para oferecer aulas de biribol, natação e hidroginástica, todas de forma gratuita também”, completou.

Dentre as inovações estão a manutenção do Ginásio Nelson Rüegger, revitalização dos campos do Estádio Joel Fachini e Parque das Árvores, além da conclusão da reforma do Centro Esportivo Alcides Zaniboni (Capixaba) e construção de quadras de tênis. “Fizemos a pintura do ginásio e também algumas manutenções para que ele não fique da maneira que o encontramos quando a Secretaria voltou para cá (ginásio). O campo do Parque das Árvores será cercado por completo, enquanto a reforma do Estádio Joel Fachini já está em andamento, sendo refeitas as linhas de demarcação e a melhora do gramado. Outra intervenção foi o soterramento da saída do túnel que dava acesso aos antigos vestiários, o que poderia ocasionar acidentes, e no lugar será construído bancos cobertos para acomodar mesários, guardas municipais, imprensa e convidados. Todas estes trabalhos realizados com recursos próprios da Secretaria de Esportes”, salientou o secretário. “Outra coisa que finalmente vai sair do papel é a conclusão da reforma do Capixaba, que engloba o campo, pista de skate, quadra de futsal e a piscina que ainda não foi definida se será aterrada ou não. Também pretendemos construir as quadras de tênis em frente ao Ginásio do Narciso Gomes e no Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda, no Jardim Alvorada, mas para isso estamos aguardando a chegada de verba para dar início aos trabalhos”, concluiu.

Dentre as ações estão a reforma do campo do Estádio Joel Fachini que envolve a melhora no gramado e aterramento do antigo túnel que dava acesso aos vestiários. (Foto: César Foguel/Opinião)

Já as competições promovidas pela pasta serão mantidas e melhoradas, como a realização das três divisões do Campeonato de Futebol Amador no primeiro semestre. “Ainda estamos analisando esta hipótese, pois há custos de arbitragem, necessidade de mais campos etc. Caso isso ocorra, os jogos serão realizados aos domingos, nos períodos da manhã e tarde, com o início previsto para o mês de março. Já as disputas do futsal seriam promovidas no segundo semestre, também com as três divisões juntas. A Secretaria já tem um calendário para o ano, onde algumas alterações poderão ser feitas caso necessário”, ressaltou Marcucci.

Outra intenção da Secretaria de Esportes é a volta da cidade sediar os Jogos Regionais do Interior, o que ocorreu nos anos de 1996, na gestão do então prefeito Pedro Eliseu Sobrinho, e também em 2005, quando Luiz Carlos Meneghetti era o chefe do Executivo. “Nossa intenção era conseguir para este ano, porém Americana acabou pleiteada novamente. Não desistimos deste sonho e vamos tentar trazer a competição para a nossa cidade em 2020”, frisou o titular da pasta.

A Secretaria também seguirá o cronograma com as tradicionais competições como as corridas 24 de Março, Independência, Corridinha Kids, além dos campeonatos de base, 3.8 e 4.5 entre outros. “Será mais um ano de muito trabalho e buscaremos sempre o melhor para os nossos munícipes. Esperamos que aumente o número de participantes, que pratiquem esportes e valorizem a nossa cidade. Que sejamos muito felizes em 2019”, finalizou Marcucci.

Calendário Esportivo 2019 – Secretaria Municipal de Esportes*

 Janeiro

– Reunião do Campeonato de Futebol de Campo 3.8

Fevereiro

– Campeonato de Futebol de Campo 3.8 (início)

– 2º Torneio Municipal de Jogos de Damas

– Basquete 3×3

– Jogos Abertos da Juventude (confirmação)

Março

– JORI 2019 (Jogos Regionais do Idoso) – Preparação

– Corrida 24º de Março

– Campeonato Amador – 2ª e 3ª divisões

– Encontro dos Nadadores Masters de Araras

– 23 de março: Dia do Futebol Amador

Abril

– Campeonato de Base: sub-7, sub-9, sub-11 e sub-15

– Campeonato de Futsal – 1ª divisão

– 3ª Etapa da Super Liga de Damas (64 casas)

– Fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

– Campeonato Municipal de Futebol Feminino

Maio

– Campeonato de Futebol de Campo 4.5

– Torneio de Areia

– Torneio Esportivo Adaptado

– Confirmação das inscrições – 63º Jogos Regionais (Americana 2019)

– 2º GP “Secretaria Municipal de Esportes” de Ciclismo (20 de maio)

Junho

– Festa Junina da Melhor Idade

– Circuito Paulista de Jogo de Damas

– Encontro de Ginástica Rítmica

Julho

– 63º Jogos Regionais (Americana 2019)

Agosto

– Olimpíada Estudantil da Primavera 2019

– Campeonato Amador – 1ª divisão

– 2º Passeio Ciclístico – Comemoração ao Dia Municipal do Ciclista

Setembro

– Campeonato de Futsal – 2ª e 3ª divisões

– Corrida Independência 2019

– 2ª Etapa da Super Liga de Damas (100 casas)

– Copa Ouro de Futebol de Base – categoria (sub-7, 9, 11, 13 e 15)

Outubro

– 2ª Corrida do Batom

Novembro

– Jogos Abertos do Interior

– Festival de Ginástica Rítmica

– Torneio das Escolinhas

Dezembro

– Festival de Basquetebol

– 3ª Corridinha Kids

– Festival de Ginástica Rítmica

*Ao longo do ano, o calendário esportivo pode sofrer alterações de datas

Por César Foguel

Outras notícias

COMPARTILHAR