Douglas Marcucci é secretário de Esportes há dois anos, indicado pelo ex-prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) na administração 2017-2018 e mantido pelo atual prefeito Rubens Franco Júnior (DEM) para a sequência 2018–2020. (Foto: Arquivo)

Em seu segundo ano de gestão frente à Secretaria Municipal de Esportes, Douglas Marcucci destacou conquistas e inovações

 

“Reflexo de muito trabalho”. É com estas palavras que o secretário municipal de Esportes, Douglas Marcucci, define sua gestão frente à pasta. O gestor está no cargo há dois anos, indicado pelo ex-prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) na administração 2017-2018 e mantido pelo atual prefeito Rubens Franco Júnior (DEM) para a sequência 2018–2020.

Segundo ele, este ano a SME começou a colher os frutos plantados em 2017 como conquistas inéditas nos Jogos Regionais, Abertos do Interior e Abertos do Idoso, além de inovações no esporte ararense. “Quando assumimos em 2017 nossa preocupação era reestruturar todos os espaços públicos, manutenção nos locais que estavam abandonados, além de resgatar a credibilidade da Secretaria com os esportistas. E isso foi conquistado com muito trabalho, com muita luta e nos primeiros meses vemos a nova cara do esporte de Araras”, contou o secretário. “E neste ano de 2018 começamos a realizar o que queríamos: esporte para todas as idades, ou melhor, Esporte para Todos. Reestruturamos todas as modalidades, inclusive algumas que estavam esquecidas, e através disso conseguimos montar as equipes de competição e com o resultado de todo esse trabalho as conquistas inéditas vieram, além de revelarmos novos talentos da nossa terra”, destacou.

Corrida do Batom, destinada só para mulheres, foi uma das grandes novidades da Secretaria de Esportes em 2018, com mais de 300 inscritas. (Foto: Arquivo)

Nos Jogos Regionais do Interior, realizados em Santa Bárbara d’Oeste, Araras conquistou 14 medalhas, sendo duas de ouro (dentre elas o inédito pelo xadrez), nove de prata e três de bronze, em 22 modalidades esportivas, e com o resultado o município somou 89 pontos e terminou a competição em oitavo lugar, entre os 48 participantes. Já nos 82º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” a cidade faturou três medalhas, sendo um ouro inédito pelo basquete masculino e duas de bronze. Ao todo sete modalidades esportivas representaram o município na disputa realizada no mês de novembro, em São Carlos/SP, e que contou com a participação de 20 mil atletas de 218 municípios paulistas. Nos Jori (Jogos Regionais do Idoso) foram sete medalhas, das quais três de ouro, duas de prata e duas de bronze, enquanto nos Jogos Abertos do Idoso foi um ouro inédito na modalidade buraco feminino com as atletas Maria Aparecida Fernandes Luperini e Maria Helena Fernandes Guirau. Por fim, outro fato inédito também foi o título da Liga Ferreirense de Futsal pela categoria sub-17.

Dentre as novidades, Marcucci citou a criação da Corrida do Batom e do Campeonato de Basquete 3 x 3. “Competições que foram um sucesso, mas também não deixamos de destacar a reformulação da Corrida 24 de Março, onde em edições anteriores os atletas ararenses ficavam de fora e agora demos a exclusividade apenas para os corredores da nossa cidade, cujas mudanças atraíram ainda mais praticantes. Araras tem muitos esportistas, o que faltava a eles era oportunidade e nós demos. A Corridinha Kids, pelo segundo ano, foi além do esperado e desta vez superou o número de crianças participantes em relação à edição anterior com mais de 500 inscritos”, apontou.

Dentre as ações de destaque, a 2ª edição da Corridinha Kids contou com a participação de mais de 500 crianças. (Foto: Arquivo)

O secretário ainda destacou o trabalho por meio das escolinhas e também com os idosos. “Resgatamos as escolinhas e hoje são aproximadamente 3 mil crianças atendidas por mês, além do trabalho que temos com a melhor idade. Atualmente são aproximadamente 600 idosos praticando modalidades esportivas, com supervisão dos educadores físicos. Graças a todo esse trabalho nossa cidade oferece modalidades esportivas para crianças de um ano até a melhor idade. Realmente é ‘Esporte para Todos’”, enfatizou o titular da pasta.

Já nas competições amadoras, tanto no futebol de campo como no futsal, a Secretaria de Esportes inovou com as carteirinhas de atleta, tabelas dirigidas e a criação da 3ª divisão para ambas. “O futebol e futsal amador cresceram muito em nossa cidade com estas inovações. Muitos atletas tiveram a oportunidade de disputar os campeonatos, que mais uma vez foram um sucesso. Confesso que houve falhas, mas foram no intuito de acertar. Ano que vem haverá mudanças para o futebol ararense continuar avançando”, comentou Marcucci.

“2018 foi de muito trabalho, reflexo do que começamos em 2017, e no próximo ano vamos continuar nos esforçando para que o esporte ararense cresça ainda mais. Obrigado a todos os esportistas da nossa cidade, à equipe da Secretaria de Esportes, ao ex-prefeito Pedrinho Eliseu que me deu o voto de confiança para assumir a Secretaria e ao atual prefeito Júnior Franco que nos permitiu dar continuidade ao nosso trabalho. A todos um Feliz 2019, repleto de boas notícias e conquistas”, finalizou o secretário.

Dentre as conquistas inéditas em 2018, estão as medalhas de ouro nos Jogos Regionais pelo Xadrez; Jogos Abertos do Interior com o Basquete Masculino; Jogos Abertos do Idoso com o Buraco Feminino e a Liga Ferreirense Sub-17. (Fotos: Arquivo)

Por César Foguel

Outras notícias

COMPARTILHAR