Obelisco da Praça Barão será iluminado com a cor azul a partir de hoje.

A Secretaria Municipal de Educação preparou atividades especiais para integrar a Semana do Autismo com programação envolvendo ações de conscientização, mesas redondas, palestras e atividades recreativas. As atividades acontecem de 2 a 10 de abril, nas escolas municipais, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, no Caee (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini” e no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado”. Segundo a Educação, as atividades vão utilizar o azul, cor símbolo do autismo, definida porque a síndrome é mais comum entre os meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina.

Como nos anos anteriores, o Obelisco da Praça Barão de Araras será iluminado com luzes azuis a partir da noite de hoje, dia 1º, para reforçar a importância do “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”. Além disso, as escolas municipais terão decoração especial com fitas, papel e bexigas da mesma cor. Também será realizada panfletagem na Praça Barão, com a participação de alunos da Emef “Leonaldo Zornoff” e da Emef “Padre Hercílio Bertolini”, que durante a atividade irão soltar balões com sementes, simbolizando a divulgação do conhecimento sobre o autismo.

No entanto, funcionários da administração municipal também vão aderir à mobilização e, como no ano passado, utilizarão roupas e acessórios azuis amanhã, dia 2.

Atividades

No dia 10 de abril, serão realizado Piquenique Azul no Lago Municipal.

A programação da Semana do Autismo tem sequência com mesa redonda com a participação de convidados e estudiosos da área de Educação Especial, discutindo sobre intervenções adequadas nos diferentes casos em que o espectro se apresenta. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 6, às 9 horas, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, e contará com a presença de profissionais da área, professores, membros do Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além de coordenadores pedagógicos das unidades da rede municipal de ensino.

Já na terça-feira, dia 7, às 9 horas, será realizado um café da manhã especial com alunos do (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”. Na ocasião, haverá também exibição de filme temático com discussão e depoimentos de pais de alunos autistas.

De acordo com a organização, a programação será encerrada no dia 10 de abril com piquenique azul. A atividade recreativa acontece a partir das 15 horas, no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago) e contará com a participação de alunos autistas e pais.

Autismo nas escolas municipais

Em Araras, segundo dados da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação, 40 alunos autistas estão matriculados na rede municipal de ensino. A diretora da Coordenadoria Gislaine Sanchez Luperini explica que é preciso intensificar a propagação de mais informações sobre o transtorno.

“A divulgação de informações sobre o autismo é uma arma eficaz contra o preconceito. Nos últimos anos, houve uma boa melhora. Porém, muitos não têm conhecimento sobre as características de quem é autista. Por isso, neste ano, faremos uma mesa redonda com a participação de estudiosos da área para trazer mais informações sobre trabalhos pedagógicos, de terapia ocupacional e fonoaudiologia que são realizados com os portadores da síndrome”, afirmou a diretora.

No entanto, na rede municipal de ensino, os alunos com autismo estão matriculados normalmente nas unidades e recebem atendimento especial no contraturno escolar, duas vezes por semana, em sala de recursos especializadas para alunos com a síndrome. Ao todo, a Secretaria de Educação conta com 24 professores especializados em Educação Especial, que atendem alunos com múltiplas deficiências. (Com informações da Secom)

 

Foto 1: No dia 10 de abril, serão realizado Piquenique Azul no Lago Municipal.

Foto 2: Obelisco da Praça Barão será iluminado com a cor azul a partir de hoje.

Créditos: Arquivo/Secom

 


 

Confira a programação completa da Semana do Autismo

 

Dia 2 – Quinta-feira

9 horas: Panfletagem com participação de alunos da rede municipal

10 horas: Soltura de balões com sementes

Local: Praça Barão de Araras

*Durante todo o dia estão programadas ações de conscientização nas escolas municipais

 

Dia 6 – Segunda-feira

A partir das 9 horas: Mesa redonda com profissionais e estudiosos da área de educação especial

Local: Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”

 

Dia 7 – Terça-feira

A partir das 9 horas: Café da manhã com alunos autistas acompanhados dos pais

Exibição de filme temático com discussão e depoimentos de pais de alunos autistas

 

Dia 10 – Sexta-feira

15 horas: Piquenique Azul no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*