meioambiente

A Semana do Meio Ambiente 2016 começa segunda-feira (6) e segue até o dia 11, com atividades diversificadas visando à conscientização ambiental dos ararenses.

Realizada pela Prefeitura de Araras e coordenada pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado à Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, a Semana inclui visitas educativas, plantio de mudas, implantação do 1º  PEV (Ponto de entrega voluntária) de óleo vegetal municipal, implantação da horta sustentável do Centro Dia do Idoso, além de exibição de vídeos educativos.

Alunos da rede municipal de ensino e a população em geral também poderão participar de diversas atividades educativas no Centro Pró-Arara, visando a conscientização da preservação ambiental e principalmente da biodiversidade. Haverá ainda a implantação do 1º  PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de óleo vegetal municipal no Departamento de Meio Ambiente – o primeiro ponto do Projeto Reciclaóleo, que tem como objetivo ampliar os pontos de coleta para outros órgãos da administração pública, escolas públicas e parceiros. A beneficiária será a Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa.

Durante a semana, haverá também plantio educativo visando à mobilização e conscientização sobre a importância da arborização urbana. As atividades acontecerão em dois locais: na Rua Cândida Lacerda (Centro) e no Residencial Prefeito Jair Della Coletta (região leste). A Semana do Meio Ambiente terá ainda a Implantação da Horta Sustentável no Centro Dia do Idoso Orlando Denardi (Picão Denardi).

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Plantio de mudas acontecerá em dois locais, na quinta (9) e no sábado (11)
Plantio de mudas acontecerá em dois locais, na quinta (9) e no sábado (11)

Objetivo da criação desta data é conscientizar a população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.

O desenvolvimento da consciência ambiental é fundamental para o futuro do planeta, portanto atividades que destacam esta data em escolas são muito importantes.

 

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente

 

Segunda-feira (6)
8h – Visita educativa ao Centro Pró-Arara e implantação do primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária)

Terça-feira (7)
8h – Visita educativa ao Centro Pró-Arara com alunos da rede municipal de ensino

Quarta-feira (8)
8h – Visita educativa ao Centro Pró-Arara com alunos da rede municipal de ensino

Quinta-feira (9)
8h30 – Plantio educativo de árvores na rua Cândida Lacerda no centro da cidade

Sexta-feira (10)
8h30 – Visita educativa ambiental e implantação da horta sustentável do Centro Dia do Idoso no Centro Pró-Arara

Sábado (11)
9h – Plantio de mudas na área verde do Residencial Prefeito Jair Della Coletta na região leste

(Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*