Nova etapa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi lançada nesta sexta-feira (28)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é ampliado no Cras José Ometto, na zona leste. A iniciativa já é oferecida no local para idosos (idade igual ou superior a 60) e jovens (de 15 a 17 anos) por meio de atividades socioculturais.

Agora, outra faixa etária será atendida: a de crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos de idade. O serviço é realizado no Cras José Ometto, em parceria com o CEU José Olavo Paganotti, localizado na Praça Jorge Assumpção, José Ometto 1.

O SCFV é uma iniciativa do Governo Federal que objetiva reforçar a convivência comunitária por meio de atividades e oficinas que visem despertar o potencial das famílias assistidas dentro do território de abrangência dos Cras.

Nova etapa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi lançada nesta sexta-feira (28)
Nova etapa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi lançada nesta sexta-feira (28)

Nesta fase do serviço, serão oferecidas gratuitamente oficinas de capoeira, desenvolvidas pelo mestre de capoeira Vlademir Pedro. Popularmente conhecido na região por Vlá, o capoeirista desenvolve esse trabalho há 40 anos. Será desenvolvida também a oficina de contação de histórias, na Biblioteca do CEU.

Nesta sexta-feira (28), foi realizada a solenidade de abertura de mais esta etapa do serviço. O evento contou com a presença da equipe do Cras José Ometto, da secretária de Ação e Inclusão Social Regina Helena Costa Picolini e do diretor e presidente do Conselho Gestor do CEU Eustáquio Alves Cardoso.

Para a secretária Regina Helena Costa Picolini, a realização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem proporcionado resultados positivos em Araras. “O município aderiu completamente à proposta do Governo Federal, considerando que este é serviço de extrema relevância para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.

Já o diretor e presidente do Conselho Gestor do CEU Eustáquio Alves Cardoso destaca o trabalho realizado no CEU para atender às demandas da comunidade. “O objetivo deste evento é divulgar para a população que o CEU está trabalhando com responsabilidade e dedicação e tentando atender à demanda existente na comunidade, buscando parcerias para oferecer as oficinas solicitadas pela população”, destacou.

 

Superação e novos talentos

Há um ano, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) foi reordenado no Cras José Ometto para melhorar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são mais de 200 atendidos.

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio de repasse do Governo Federal, o projeto resgata a autoestima e fortalece o vínculo familiar de idosos (idade igual ou superior a 60) e jovens (de 15 a 17 anos) por meio de atividades socioculturais.

O serviço é realizado por uma equipe composta por assistentes sociais do Cras José Ometto, com o apoio de técnicas de medidas socioeducativas da ACF (Associação Pró Cidadão do Futuro), membros do Conselho Gestor do CEU, da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, e da Câmara Municipal.

As atividades também são oferecidas a referenciados do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Annadora Sironi (zona sul) e, em breve, também do Cras Brasílio Penteado Castro (zona norte). Atualmente, 562 pessoas são atendidas pelo serviço na cidade

Dois projetos que já são sucesso foram fruto deste serviço. Um deles, destinado aos idosos, foi a criação do Coral Reviver. O grupo, que se reúne às terças-feiras, existe desde o segundo semestre de 2014 e é coordenado pelo músico José Roberto Sabino (Tito). Nos encontros, os participantes ensaiam repertório variado, que vai desde Roberto Carlos até compositores como Gilson.

Já o segundo projeto, desta vez para com a participação dos jovens de 15 a 17 anos, teve como resultado a descoberta de novos talentos artísticos. Uma parceria com o CEU permitiu que os jovens participassem do projeto Coletivo, desenvolvido pelo Conselho Gestor do local, que visa dar dicas sobre produção musical e artística.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*