Produtores rurais acompanharam as palestras de apresentação do projeto e módulos do curso de formação
Produtores rurais acompanharam as palestras de apresentação do projeto e módulos do curso de formação
Produtores rurais acompanharam as palestras de apresentação do projeto e módulos do curso de formação

O Sindicato Rural de Araras, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Coaf (Cooperativa dos Apicultores e Agricultura Familiar de Araras e Região), realizou na noite do último dia 14 novembro cerimônia de encerramento do Programa Feira do Produtor Rural do Senar-SP,  cujo objetivo foi capacitar os agricultores a comercializarem seus produtos diretamente ao consumidor. Participaram deste programa os 22 produtores rurais que acompanharam as palestras de apresentação do projeto e todos os módulos do curso de formação.

No curso a professora do Senar, Maria Cristina Meneghin, explicou que o principal diferencial da Feira do Produtor Rural é a oferta de produtos cultivados na propriedade do próprio agricultor, com a garantia de oferecer alimentos saudáveis e seguros, seguindo as especificações das legislações vigentes para promover uma relação de confiança e respeito.

Já o Senar-SP considera que este programa atenderá os anseios dos pequenos produtores que apresentam dificuldades em conseguir agregar valores nas pequenas escalas de produção. Participando da Feira o produtor rural poderá aproveitar as diversas produções de suas hortas, pomares e quintais, vendendo verduras, legumes, frutas, plantas, flores, artesanatos tipicamente rurais, pães, bolos e doces caseiros e demais produtos derivados de origem vegetal ou animal.

Segundo a coordenadora do Sindicato Rural, Teresa Maretti, “a Feira do Produtor Rural trouxe uma proposta inovadora, criando um ambiente agradável e organizado, com identidade visual e padronização dos estandes sustentáveis feitos em bambu, seguindo um regulamento próprio elaborado com normas e procedimentos de funcionamento”.

Na Feira que acontece toda sexta feira das 17h as 21h, em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger, os consumidores podem interagir com os agricultores, que estarão devidamente identificados e uniformizados, conhecendo mais informações e detalhes dos produtos adquiridos.

Um detalhe importante lembrado pela professora Maria Cristina é que apenas os produtores rurais formados neste curso do Senar podem participar desta feira, “pois existe todo um treinamento especifico que foi oferecido dentro do Programa Feira do Produtor Rural”.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*