Na semana de 13 a 18 de fevereiro a Usina São João realiza a Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho) com variada programação destinada a todos os seus colaboradores, compreendendo os setores administrativo, industrial e agrícola.

A abertura oficial ocorreu no clube social da empresa, quando a presidente do Grupo USJ, Maria Carolina Ometto Fontanari, e o diretor agrícola Humberto Carrara se dirigiram aos colaboradores enfatizando um dos principais valores da empresa: “Segurança – respeitar a vida de todos”, ressaltando a importância de todos voltarem bem para casa, após o dia de trabalho.

O engenheiro de segurança, Mauro Sérgio Michelim, apresentou indicadores de segurança e anunciou durante o evento o lançamento da Campanha “Acidente Zero: uma meta para todos os dias”, que tem como objetivo principal a eliminação de acidentes de trabalho com afastamento.

O palestrante Carlos Massera trouxe o tema “Percepção de Risco” na sequência, cujo foco foram os perigos no ambiente de trabalho, enfatizando que percepção do risco por todos os colaboradores é de sua importância para uma gestão eficaz da segurança e saúde. “A ocorrência de acidente se torna provável se não identificamos os perigos potenciais ou ignoramos os riscos ao realizarmos as operações. Esforços bem-sucedidos melhoram as dimensões humanas da segurança: atitude e comportamento”, frisou.

Ainda, como interações da Sipat, durante toda a semana temas como comportamento seguro e qualidade de vida foram ou ainda serão abordados em peças de teatro e ações de saúde. O momento mais divertido da semana traz o Show de Paródias com o tema Comportamento Seguro, sendo este uma das atrações mais esperadas.

“Aproveitamos a semana para reforçar ainda mais os cuidados com nossos colaboradores, fomentando o comportamento vigilante, onde todos atuem de forma ativa no reconhecimento de situações de risco e práticas inseguras, tendo como objetivo principal a segurança e o bem-estar de todos”, ressalta Humberto Carrara.

O encerramento da Sipat, no clube social da empresa, será marcado com atividade que terá a participação de familiares dos colaboradores, ação esta denominada o Dia da Família com Segurança. “O dia será especial, com muitas brincadeiras e maratona de desenho com o tema principal da Sipat: Comportamento Seguro. É um momento importante de integração entre empresa e família, mostrando a preocupação da USJ com a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores”, afirma Evelyn Morellin, analista de responsabilidade social. (Cirlene de Souza com informações da USJ)

P1120963
Saúde e qualidade de vida são prioridades no evento
P1120974
Prevenção a incêndios e uso correto de equipamentos para combatê-los em eventuais situações também foram abordados
P1130004
Ator interage com a plateia: teatro também faz parte da programação da semana
P1120965
Palestras orientam colaboradores sobre atenção e cuidados no trabalho

A Semana de Prevenção a Acidentes do Trabalho prossegue hoje (16) na Usina São João com a palestra Administre seu dinheiro de forma consciente. No estande Sipat ocorrem estatísticas de acidentes de trabalho, odontologia, exposição de máquinas agrícolas, aferição de pressão/exames, prato saudável, quick massage, atividades manuais, cantinho da leitura, segurança no trânsito com o óculos de realidade virtual da Artesp.

Na sexta-feira (17) a programação inclui Torneio Brigada de Emergência – PAM (Plano de Auxílio Mútuo Araras), segurança no trânsito com o óculos de realidade virtual – Artesp e Show de Paródia.

No sábado (18) – Dia da Família com Segurança, haverá Maratona de Desenho / Viva Mais: Hábitos Saudáveis, a palestra ‘Administre seu dinheiro de forma consciente’, gincana com os pais, brincadeira para crianças e sorteio de brinde, segurança no trânsito com o óculos de realidade virtual – Artesp, lanche e encerramento.


 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*