Já estão abertas inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e podem ser feitas até às 23h59 desta quinta-feira, dia 14, na página do programa na internet – sisu.mec.gov.br. Na primeira edição de 2016, são oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior de todo o país.

Para inscrever-se, o candidato deve informar a senha cadastrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015. Caso necessite recuperar os dados, pode fazê-lo on-line pelo site enem.inep.gov.br.
Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição de 2015 do Enem e tenham obtido nota que não seja zero na prova de redação.
O interessado pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição, ou a vagas destinadas à ampla concorrência.
Para pesquisar a oferta de vagas, com a distribuição por cursos e instituições, o candidato pode consultar também no site do sistema. Lá estão indicadas as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de acordo com a nota.
O resultado da chamada única será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
Notas Enem 2015 já estão disponíveis para consulta
As notas do Enem 2015 já estão disponíveis no site enem.inep.gov.br, informando o número do CPF e senha. Os resultados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) na última sexta-feira, 8.
O resultado pode ser utilizado na disputa por vagas em universidades públicas, por meio do Sisu. Além disso, programas federais de bolsa de estudos, como Prouni (Programa Universidade Para

Todos) e Ciência Sem Fronteiras, e também de financiamento (Fies – Fundo de Financiamento Estudantil) exigem nota mínima no Enem.
O estudante ararense, Pedro Tofolo Nardes, de 17 anos de idade, comentou o seu desempenho no Exame. “Tive um resultado considerado mediano conforme as notas máximas, mas acredito que conseguirei a bolsa na universidade este ano. Na edição de 2015, o Enem foi mais difícil em relação aos anos anteriores, em que os assuntos abordados foram coerentes, inclusive o tema da redação. Caso não consiga esse ano, estudarei ainda mais para conseguir no próximo”, afirma o jovem, que pretende cursar Engenharia de Produção na FHO|Uniararas.
Já Raphaela Vitoriano, que pretende cursar medicina, considera as provas do Enem uma das mais difíceis que já realizou. “O exame exigiu mais dos candidatos, pois foram abordados assuntos coerentes com a atualidade em que vivemos, inclusive o tema da redação”, explica. “Meu desempenho foi mediano em relação às notas máximas, mas não de acordo com o curso que desejo. As notas de corte exigidas são altíssimas e não consegui a pontuação suficiente. Agora é estudar ainda mais este ano e estar totalmente preparada para o próximo”, concluiu a estudante de 17 anos. (Com informações do Ministério da Educação)