Inscrições são realizadas pelo site do Sisu.

Já estão abertas inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e podem ser feitas até às 23h59 desta quinta-feira, dia 14, na página do programa na internet – sisu.mec.gov.br. Na primeira edição de 2016, são oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior de todo o país.

Inscrições são realizadas pelo site do Sisu.
Inscrições são realizadas pelo site do Sisu.

Para inscrever-se, o candidato deve informar a senha cadastrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015. Caso necessite recuperar os dados, pode fazê-lo on-line pelo site enem.inep.gov.br.

Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição de 2015 do Enem e tenham obtido nota que não seja zero na prova de redação.

O interessado pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno.  Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição, ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Para pesquisar a oferta de vagas, com a distribuição por cursos e instituições, o candidato pode consultar também no site do sistema. Lá estão indicadas as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de acordo com a nota.

O resultado da chamada única será divulgado no próximo dia 18. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

 

 


 

Notas Enem 2015 já estão disponíveis para consulta

 

As notas do Enem 2015 já estão disponíveis no site enem.inep.gov.br, informando o número do CPF e senha. Os resultados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) na última sexta-feira, 8.

O resultado pode ser utilizado na disputa por vagas em universidades públicas, por meio do Sisu. Além disso, programas federais de bolsa de estudos, como Prouni (Programa Universidade Para

Pedro Tofolo Nardes utilizará as notas do Enem para concorrer a uma bolsa de estudos para o curso de Engenharia de Produção na FHO|Uniararas.
Pedro Tofolo Nardes utilizará as notas do Enem para concorrer a uma bolsa de estudos para o curso de Engenharia de Produção na FHO|Uniararas.

Todos) e Ciência Sem Fronteiras, e também de financiamento (Fies – Fundo de Financiamento Estudantil) exigem nota mínima no Enem.

O estudante ararense, Pedro Tofolo Nardes, de 17 anos de idade, comentou o seu desempenho no Exame. “Tive um resultado considerado mediano conforme as notas máximas, mas acredito que conseguirei a bolsa na universidade este ano. Na edição de 2015, o Enem foi mais difícil em relação aos anos anteriores, em que os assuntos abordados foram coerentes, inclusive o tema da redação. Caso não consiga esse ano, estudarei ainda mais para conseguir no próximo”, afirma o jovem, que pretende cursar Engenharia de Produção na FHO|Uniararas.

Já Raphaela Vitoriano, que pretende cursar medicina, considera as provas do Enem uma das mais difíceis que já realizou. “O exame exigiu mais dos candidatos, pois foram abordados assuntos coerentes com a atualidade em que vivemos, inclusive o tema da redação”, explica. “Meu desempenho foi mediano em relação às notas máximas, mas não de acordo com o curso que desejo. As notas de corte exigidas são altíssimas e não consegui a pontuação suficiente. Agora é estudar ainda mais este ano e estar totalmente preparada para o próximo”, concluiu a estudante de 17 anos. (Com informações do Ministério da Educação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*