A prática do skate é muito comum em Araras e, segundo o skatista ararense Erison Francisco, existem três pistas na cidade, sendo uma no Centro Esportivo “Ruy Branco de Miranda” (Jardim Alvorada), outra no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), “José Olavo Paganotti” (José Ometto), além de mais uma na Praça “Lulla Melki de Souza”, conhecida como “Love Skate Plaza” (bairro Villa Lobos), porém ambas não atendem os padrões de modernidade para a prática e treinamentos para competições.

Segundo o skatista ararense, as pistas da Zona Leste e Norte, respectivamente, foram projetadas nos padrões antigos.
Segundo o skatista ararense, as pistas da Zona Leste e Norte, respectivamente, foram projetadas nos padrões antigos.

“A pista da Zona Norte da cidade é um projeto e obra dos anos 90, que infelizmente não condiz com o skate atual. Já a do José Ometto é praticamente uma miniatura de uma pista real, mas também foi planejada nos padrões antigos”, explica Erison. “A do Love foi construída pelos skatistas da cidade, que utilizaram meios e materiais próprios ao colocarem obstáculos para a prática do esporte. Mas o grande problema, além da improvisação, é a baixa tecnologia nas construções e precariedade do local como o solo e má iluminação, tornando o local inseguro durante a noite”, completa.

Love-cor
Pista improvisada na Praça Love Skate Plaza é referência para os skatistas de Araras e outras cidades.

Com isso, Erison pede para que no local seja construída uma pista com os padrões de modernidade, mas que antes disso seja feito um debate entre a Prefeitura e os skatistas da cidade para que seja planejada de acordo com o que eles precisam. “A Praça do Love virou um ponto de referência para o skate em Araras e, mesmo com a sua precariedade, ela atrai pessoas de outras cidades e também de outros países”, comentou.

Capixaba-cor
Skatistas procuraram as Secretarias de Esporte e Obras para indicações no projeto da pista que está em fase de construção no Centro Esportivo do Capixaba.

No Centro Esportivo “Alcides Zaniboni”, mais conhecido como Capixaba (localizado na Zona Leste), está sendo construída outra pista para a prática do skate. No entanto, Erison comenta que antes que a obra prosseguisse, os skatistas de Araras procuraram as Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Mobilidade Motora, e de Obras Públicas e Desenvolvimento Urbano para indicações de modernidades na construção. “Fomos a procura dos secretários e com o entendimento de ambos conseguimos alterar o projeto para deixá-la mais adequada. A obra está em andamento, mas acredito que ainda ficará longe do que sonhamos”, finalizou.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional, informou que irá analisar as demandas solicitadas e se pronunciar posteriormente.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*