A Agência Reguladora ARES-PCJ analisa a documentação repassada pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) para reajustar o valor da tarifa no mês que vem, também começarão a ser emitidos os avisos de cortes aos inadimplentes a partir de março. A informação é do presidente da autarquia Felipe Dezotti Beloto.
De acordo com Beloto, quem define o valor agora é a Agência Reguladora e a tarifa deve ser reajustada já no mês que vem. ”Entregamos os documentos para a ARES-PCJ para que seja calculado o reajuste anual e estamos aguardando para saber o índice”, ressaltou.
É importante ressaltar que em janeiro, 10.684 contas não foram quitadas, o que representa 19,98% do faturamento. Em 2015, a inadimplência foi de 28,55% durante o ano – atualmente, a autarquia mantém 45.540 ligações, considerando neste montante casos de isenções e prédios públicos.
Desde janeiro, o Saema passou a cumprir uma deliberação da Agência Reguladora ARES-PCJ, em que atende os procedimentos de inadimplência no pagamento da fatura com a suspensão do fornecimento de água.
A emissão do corte de água será para ligações residenciais, comerciais e industriais que estiverem inadimplentes por 90 dias ou mais, a partir de janeiro desde ano.
A partir de março começarão a ser emitidos os avisos de cortes.
“Com a deliberação da Agência Reguladora determinando que cortemos o fornecimento de águas aos inadimplentes, reforçamos o pedido para que a população não atrase as suas contas, que pague em dia para que não haja qualquer tipo de constrangimento. Procure a nossa Central de Atendimento e faça o acerto”, reforçou o pedido o presidente do Saema, Felipe Dezotti Beloto.
Dívidas anteriores ao ano 2015 não se enquadram nesta deliberação. Nesta situação, o cidadão pode negociar o pagamento de sua dívida em até 100 vezes.
Quanto ao corte, ele consiste na instalação de um dispositivo bloqueador no hidrômetro e colocação de lacre na cor vermelha. Em caso da sua violação, poderá ser aplicada multa de um salário mínimo;
Regularizada a situação perante o Saema, será restabelecido o fornecimento de água mediante o pagamento do valor do serviço de religação, com prazo de 24 horas para cortes e 72 horas em caso de violação do lacre.
O cidadão poderá obter mais informações referentes à sua conta na Central de Atendimento localizada na Rua José Bonifácio, 645, Centro, ou no CAM Guerino Bertolini, na Avenida Irineu Carroci, no José Ometto.
Maria Gabriela Córnia