Objetivo do desassoreamento é recuperar 20% da capacidade original da Hermínio Ometto

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) deu início às obras de desassoreamento da represa Hermínio Ometto, localizada no bairro Sobradinho. O trabalho faz parte do Plano de Metas e conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo que a autarquia e a Prefeitura estabeleceram para enfrentar a maior crise hídrica já vivenciada pela região sudeste do Brasil, com sérios reflexos também em Araras.

Serão utilizados serviços de caminhão basculante traçado, escavadeira hidráulica e trator de esteira para remoção dos detritos acumulados no fundo da represa, construída há mais de 30 anos.

“Vemos como prioridade esta obra dentro do nosso Plano de Metas. Dessa maneira, iremos armazenar um volume maior de água quando o ciclo de chuvas for restabelecido”, afirmou Felipe Dezotti Beloto, presidente interino do Saema, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional (Secom).

Onze empresas participaram da licitação, vencida por duas delas – a Santa Terra para os trabalhos com o caminhão e a escavadeira; e a Pascotte Serviços de Terraplanagem para o serviço a ser feito com o trator.

Estimativas apontam que atualmente a capacidade de armazenamento da Represa Hermínio Ometto é de 2.410.375.000 litros de água. Com o desassoreamento, a expectativas é que seja recuperado cerca de 20% da capacidade original do reservatório. O contrato determina prazo de quatro meses para a conclusão dos serviços.


 

 

Reflorestamento

O Saema está realizando tratativas para o reflorestamento do entorno das represas de Araras, outra medida emergencial anunciada no Plano de Metas.

Por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA), a autarquia firmará parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que resultará no plantio de árvores nas margens dos reservatórios, como medida crucial para aumentar a produção e a preservação de água.

Os detalhes sobre as articulações estão sendo tratados com proprietários de áreas lindeiras às represas, que já foram convidados para reunião com representantes da autarquia no dia 26 de fevereiro, às 19h30, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*