Serviço já está disponível desde a última quarta-feira (27)

O CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) Guerino Bertolini disponibiliza mais um serviço ao cidadão: a solicitação de seguro de desemprego. O serviço está funcionando desde a última quarta-feira, dia 27, na unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) localizada no CAM, Avenida Irineu Carroci, José Ometto.

Agora, moradores de bairros localizados na região leste não vão mais precisar se deslocar até a outra unidade do PAT, que funciona no CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) Antonio Casadei, no Jardim Belvedere, para solicitar o benefício. A implantação do serviço foi articulada pela coordenação do CAM Guerino Bertolini e pelo PAT de Araras com intuito de suprir a demanda do serviço na região. “Desde que o CAM foi inaugurado, trabalhamos para trazer mais esta opção ao morador da zona leste, que sempre foi muito solicitada. É importante pra comunidade

Serviço já está disponível desde a última quarta-feira (27)
Serviço já está disponível desde a última quarta-feira (27)

descentralizar este serviço, fazendo com que o cidadão não precise se deslocar da sua região para ser atendido”, disse José Gonçalves Filho (Paraíba), coordenador do CAM Guerino Bertolini.

Para solicitar o Seguro Desemprego, o cidadão deve estar munido dos documentos de: rescisão (devidamente assinada e carimbada pelo empregador), planilha do Seguro Desemprego (devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo empregador), comprovante de recebimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). É preciso ainda apresentar a homologação do Ministério do Trabalho ou do Sindicato da categoria, caso o trabalhador tenha mais de 1 ano de trabalho, Carteira de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG.

O seguro-desemprego, um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada.

Tem direito ao benefício o trabalhador dispensado sem justa causa com no mínimo 17 meses de trabalho se for o 1º seguro,  12 meses trabalhados caso for o 2º seguro, e de seis meses de trabalho se for o 3º seguro, num período de 36 meses.

O PAT da zona leste também oferece outros serviços ao trabalhador como: intermediação de mão de obra e treinamento do time do emprego, iniciativa que consiste em preparar os trabalhadores desempregados para serem bem sucedidos na entrevista de emprego.

“A medida vai garantir comodidade ao trabalhador da zona leste. Agora eles terão mais um local para solicitar o benefício. Disponibilizamos o atendimento adequado no PAT, com funcionário orientado e capacitado para função”, diz Isabel Jerusa Tofolo, diretora do PAT de Araras.

O mesmo serviço já é oferecido no Centro de Atendimento ao Munícipe Antonio Casadei, que fica na Avenida Zurita, 681, no Jardim Belvedere.

 

Mais de 5,9 mil atendimento em setembro

O CAM Guerino Bertolini realizou em setembro 5.498 atendimentos à população, segundo relatório divulgado pelo centro, que funciona na Avenida Irineu Carroci, José Ometto. O Centro concentra serviços essenciais da Prefeitura, que até então só estavam disponíveis na região central da cidade.

Um dos exemplos é o serviço de Protocolo, que permite a apresentação de documentos com solicitações de munícipes para qualquer Secretaria ou departamento da Prefeitura. Já o atendimento nas áreas de Tributação e Execução Fiscal possibilita o pagamento de taxas e tributos, bem como a negociação de débitos anteriores.

O Centro conta também com agência do Banco do Brasil, monitoramento por câmeras 24h por dia e posto da Guarda Municipal na parte externa do prédio, que reforça também a segurança na região.

Também estão disponíveis no local os serviços do Procon, do Saema, do Banco do Povo, da Emhaba, PAT e Correios, além do atendimento semanal do prefeito Nelson Dimas Brambilla.

O CAM funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas na Central de Informações do local pelo telefone 3542-1083 e 3507-0550.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*