Integrantes do TTS (Trabalho Técnico Social) das obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), realizadas em Araras, promoveram atividades de conscientização durante a Semana da Água.

Semana da Água contou com atividades coordenadas por membros do TTS (Trabalho Técnico Social das obras do PAC) / Foto: Secom/PMA
Semana da Água contou com atividades coordenadas por membros do TTS (Trabalho Técnico Social das obras do PAC) / Foto: Secom/PMA

O projeto visa à realização de palestras, oficinas e workshops de educação ambiental para explicar e divulgar à comunidade os impactos das obras de macrodrenagem urbana e esgotamento sanitário no cotidiano da população ararense.

Durante as atividades da Semana da Água, integrantes do corpo técnico do TTS cooperaram com o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) e o DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais.

Foram realizadas, durante a Semana da Água, inúmeras atividades, como distribuição de mudas, ações da Biblioteca Itinerante – contação de histórias sobre o tema água e preservação ambiental, cantinho da água (espaço onde crianças e adultos podem desenhar temas correlacionados e participar de dinâmicas sobre o uso racional da água), circuito consciente (série de visitas em empresas, onde foram constatadas ações efetivas de redução do consumo de água após a crise hídrica e conscientização dos funcionários), visita na ETA (Estação de Tratamento de Água) e concurso de frases conscientes nas escolas da rede de ensino particular, municipal e estadual.

Trabalho de educação ambiental

Um dos pontos principais do Trabalho Técnico Social é intensificar a divulgação sobre o andamento das obras de macrodrenagem e de todas as suas etapas, além de prestar contas dos investimentos realizados para ela ser executada e seus resultados positivos visando evitar enchentes e alagamentos em dias de chuvas fortes.

O TTS também é responsável pela divulgação sobre o andamento de outra obra importante que conta com investimentos do PAC: a modernização do sistema de tratamento de esgoto de Araras.

Além disso, o TTS tem a função primordial de fomentar atividades que levem a população a refletir e se tornar participante dos processos de avaliação a serem realizados, a fim de aprimorar a intervenções necessárias para execução das obras.

Este trabalho era anteriormente realizado pelo Instituto Ambiente Total. No entanto, o contrato foi encerrado e, no momento, o trabalho é realizado pelas Secretarias de Ação e Inclusão Social e pelo Departamento de Meio Ambiente, agora vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*