O usuário irá pagar R$ 3,20; dez centavos a mais em relação ao que é cobrado atualmente
Os ônibus sob a responsabilidade da empresa TCA (Transportes Coletivos de Araras) atingiram o chamado Alto Grau de Satisfação, com 736 pontos. No 1º trimestre de 2018, o TCA já havia conquistado o mesmo título. (Foto: Divulgação)

Município fechou o 4º trimestre de 2018 como líder do ranking de Transporte Público entre 12 cidades

O transporte público de Araras foi eleito o melhor da região de Piracicaba, segundo pesquisa realizada pelo Indisat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). O resultado colocou Araras como líder no ranking entre 12 cidades da região de Piracicaba, onde os ônibus sob a responsabilidade da empresa TCA (Transportes Coletivos de Araras) atingiram o chamado Alto Grau de Satisfação, com 736 pontos, sendo o maior número obtido em toda a série histórica da Indsat. No 1º trimestre de 2018, o TCA já havia conquistado o mesmo título.

O prefeito Junior Franco (DEM) ficou satisfeito com o resultado da primeira avaliação do seu governo. “Fomos informados pela empresa responsável pela pesquisa sobre esse excelente resultado, o que foi uma boa surpresa. Isso representa muito, já que estamos trabalhando dia após dia para melhorar os serviços oferecidos no município e é gratificante perceber que está funcionando. Continuaremos trabalhando para que todos os serviços atinjam cada vez mais excelentes resultados como este”, comentou o prefeito.

De acordo com a pesquisa, o levantamento mostrou que moradores com idades entre 16 e 30 anos de idade são os mais satisfeitos com o serviço de Transporte Público na cidade. O estudo mostrou ainda que 74% dos entrevistados disseram que o Transporte Público de Araras é “ótimo” ou “bom” e 17% responderam que está “regular”. A reprovação é de apenas 9%.

O presidente da autarquia, Elcio Rodrigues Júnior, comemora o resultado positivo. “Ficamos felizes com a notícia, que mostra o reconhecimento do esforço de toda a equipe do TCA e que nos motivou trabalhar ainda mais. O resultado comprova que estamos no caminho certo e agora a nossa meta é chegar aos 800 pontos, o que se refere ao alto grau de excelência”, disse.

Além disso, o transporte público ararense possui uma das tarifas mais baratas da região, com o valor de R$ 3,40.  (Com informações da Secom)

Frota

Atualmente o transporte público de Araras conta com a frota de 42 veículos, sendo 41 ônibus e um micro-ônibus, a qual atende 95% de todo o perímetro urbano, além de mais duas linhas rurais. “Nossa meta é atingir os 100%. Recentemente o Jardim Apolo passou a contar com o transporte público e em breve os bairros Jardim Santa Eliza, Jardim Planalto e Cambuí (este ainda em construção) também terão ônibus circulando pelas ruas”, salientou Elcio.

Melhorias

Para melhor atendimento da população que utiliza o transporte público, o TCA estuda diversas ações. Dentre elas, inclusive já em andamento, a construção do terminal da zona leste, localizado no bairro José Ometto 2 (em frente a Fatec). A previsão da conclusão das obras é de seis a oito meses. “A ideia deste terminal é agilizar o transporte das pessoas, sem precisar fazer a troca de ônibus no terminal do Centro. Por exemplo, para ir da zona leste ao Distrito Industrial, em que o tempo de trajeto levaria cerca de 1h20, haverá uma redução de cerca de 30 minutos entre espera e locomoção. Além disso, também irá diminuir o fluxo de veículos na região central da cidade”, explicou o presidente da autarquia.

Dentre as melhorias para 2019, inclusive já em andamento, está a construção do terminal da zona leste, localizado no bairro José Ometto 2 (em frente a Fatec) (Foto: Divulgação)

Outra ideia para este ano é a aquisição de ônibus para a frota. “Ainda estamos fazendo um levantamento se iremos adquirir veículos 0 km ou seminovos (com máximos quatro anos de uso). Se precisarmos de qualidade iremos adquirir cerca de três carros novos, mas se precisarmos de quantidade serão aproximadamente 12 seminovos”, apontou Elcio.

Por fim, criação de linhas expressas, colocação estofamentos nos assentos e instalação de redes Wi-fi nos ônibus, além de zerar dívidas fazem partes dos planos de melhorias do TCA para 2019.

Outras notícias

COMPARTILHAR