O Treinamento Funcional é um conceito que utiliza dos movimentos humanos, normalmente usados no cotidiano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar e transportar. O sistema TRX é importante nos treinos de força funcional, esportivo específico, grupo indoor e outdoor, além de flexibilidade e reabilitação, personal trainers, alta competição, artes marciais, treino militar, fisioterapia, pilates, entre outros.

exercício-cor
Educador físico, fisioterapeuta e proprietário da Fisio&Sports, Moacir Quintiliano Júnior, utiliza da técnica de desenvolvimento invertido no TRX com a aluna Laura Rodas.

A utilização do sistema apresenta vários benefícios, entre eles a melhora da postura, o equilíbrio muscular e a capacidade atlética, além de fortalecer a coluna vertebral.

De acordo com o fisioterapeuta Rodrigo Agostino, da Fisio&Sports de Araras, o TRX é um aparelho indicado para treinamento individual e é baseado na força corporal, promovendo a estabilização das articulações e também proporcionando resultados exemplares, independente da condição física daquele que está treinando. “O TRX  transforma o peso do corpo em resistência variável e por isso tem sido muito utilizado com os grupos de joelhos. Quem está utilizando o aparelho consegue escolher o nível de dificuldade do exercício, simplesmente por modificar a posição do próprio corpo, não necessitando usar pesos adicionais, o que acaba protegendo as articulações”, acrescenta.

No entanto, o aparelho pesa pouco mais de um  quilo, pode ser preso em qualquer estrutura fixa e precisa apenas que tenha um pequeno espaço à sua volta. O equipamento permite um grande número de exercícios, com a progressão do próprio treino. Foi criado também, para que as pessoas, em qualquer lugar que estiverem, consigam se exercitar e assim manter uma condição física de excelência.

Laura Rodas é adepta dos treinos de desenvolvimento invertido utilizando o aparelho e tem conquistado resultados cada vez mais satisfatórios em seus objetivos. “A conquista da força e equilíbrio são evidentes quando se insere os treinos com o TRX. Tanto para amadores quanto para profissionais, a técnica é altamente ajustável para qualquer objetivo, seja ele competitivo ou somente para a conquista de um corpo mais definido”, ressalta.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*