Campanha é uma iniciativa da UFSCar – Campus Araras em parceria com o Hemocentro da Unicamp.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Araras da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), realiza campanha para doação de sangue e cadastramento de medula óssea, em parceria com o Hemocentro da Unicamp. A ação acontece no dia 10 de setembro e podem participar alunos, servidores docentes e técnico-administrativos do CCA.

Segundo a enfermeira do CCA, Fernanda Cardoso, o Hemocentro visitou o local em julho e avaliou as possibilidades de realizar a campanha. “Quando informamos no Campus o interesse em realizar a doação, recebemos mais de 80 respostas, principalmente de alunos”, afirma. A expectativa é receber cerca de cem doações.

De acordo com a universidade, para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. O doador preencherá um cadastro, em que devem ser informados o RG e o endereço. Uma amostra de sangue será coletada, avaliada geneticamente e o resultado será incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Caso haja um paciente compatível, o doador será convocado pelo Hemocentro para realizar a doação.

Campanha é uma iniciativa da UFSCar – Campus Araras em parceria com o Hemocentro da Unicamp.
Campanha é uma iniciativa da UFSCar – Campus Araras em parceria com o Hemocentro da Unicamp.

Já para a doação de sangue há vários critérios que devem ser considerados: ter entre 18 e 67 anos de idade (serão aceitos candidatos com idade de 16 e 17 anos, com consentimento formal e presencial do responsável legal); maiores de 60 anos não podem doar pela primeira vez; pesar, no mínimo, 50 quilos; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos e, se for após o almoço, aguardar três horas; estar descansado; não fumar duas horas antes e duas horas depois da doação; não estar com gripe, febre ou infecção; não ser portador de Sífilis, Malária ou Doença de Chagas; não ser alcoólatra crônico ou ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não possuir comportamento de risco para Doenças Sexualmente Transmissíveis; não ter usado ou usar drogas ilícitas; não ter contraído Hepatite após os 11 anos de idade; não ter feito Endoscopia a menos de seis meses; não estar grávida, amamentando ou em período de até três meses pós-parto.

As coletas serão realizadas no prédio do Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DeACE-Ar) do CCA, das 9h às 12 horas. Tanto para o cadastro no banco de medula óssea quanto para a doação de sangue é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, preferencialmente o RG, e informar o endereço completo.

Mais informações podem ser obtidas com a enfermeira do CCA, Fernanda Cardoso, pelo email enffernanda@cca.ufscar.br, com Dr. Gioji Ricardo Okino pelo email gioji@cca.ufscar.br ou pelo telefone 3543-2935. (Com informações do CCA, UFSCar – Campus Araras)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*