
A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil) – Polo Araras, realiza a exposição de animais taxidermizados (popularmente conhecido como empalhados). Com entrada franca, o evento acontece entre os dias 7 e 18 de abril, no Polo de Apoio Presencial de Araras, que funciona junto ao Centro de Educação e Formação Continuada “Professor Dirçon Kammer”, localizado na Avenida Nestlé, 58, Jardim dos Ipês, nos seguintes horários: segunda a quinta-feira, das 8h às 22 horas; sexta-feira, das 8h às 18 horas e sábado, das 8h às 17 horas.
De acordo com a organização, serão expostos aproximadamente 35 animais silvestres – entre aves, répteis e mamíferos – vítimas de atropelamento ou óbito em zoológicos. As espécies são preparadas com técnicas de taxidermia, que preservam suas características e simulam seu habitat natural da forma mais fiel possível.
Segundo o professor responsável pela exposição, Vlamir José Rocha, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do campus Araras, o objetivo é informar o público, principalmente estudantes do ensino fundamental e médio, sobre a fauna brasileira de animais silvestres, com ênfase nas espécies da região de Araras. Além disso, pretende-se conscientizar os visitantes sobre educação ambiental e a importância da conservação dessas espécies para a manutenção dos ecossistemas.
A universidade informa que excepcionalmente no dia 14 de abril, alunos do curso de Ciências Biológicas da UFSCar Araras, que desenvolvem atividades no Laboratório de Fauna, farão monitoria no evento.