Em Araras, a campanha imunizou 24.225 pessoas, o equivalente a 95,02% do público-alvo

As vacinas contra a gripe continuam sendo aplicadas nas cinco salas de vacinação da cidade, apesar do município ter ultrapassado a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era de 80%. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Araras imunizou 95,02% do público-alvo da campanha.

As doses estão disponíveis até o dia 27 deste mês, principalmente para atender às gestantes que integram o grupo prioritário com menor imunização até o momento – 74%. “Nós ainda não atingimos a meta e, por isso, continuamos aplicando as vacinas não só em gestantes mas também naqueles que por ventura se enquadram no público-alvo que ainda não recebeu a dose”, comentou Margarete Pagotti, farmacêutica responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica.

Em Araras, a campanha já imunizou 24.225 pessoas de um total de 25.494 – o equivalente a 95,02% do público-alvo, superando a meta do Ministério da Saúde. Segundo o balanço da Secretaria, receberam a vacina 100,30% das crianças de 6 meses a 5 anos, 90,52% dos trabalhadores da saúde; 97,85% de puérperas, 95,07% de idosos e 74,51% de gestantes – o único grupo que não atingiu a meta estipulada.

Em Araras, a campanha imunizou  24.225 pessoas, o equivalente a 95,02% do público-alvo
Em Araras, a campanha imunizou 24.225 pessoas, o equivalente a 95,02% do público-alvo

A imunização acontece das 8h às 16h no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha (Belvedere), PSF Madre Carla Rabolim (Jardim Alvorada), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), PAM Antonio Carlos Fabricio (José Ometto 2) e PAM Osvaldo Devitte (Narciso Gomes). A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, conhecido como agente da gripe suína, e os tipos de vírus influenza A e B. A Secretaria da Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito.

A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana.

O vírus influenza é transmitido facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*