Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei que autoriza o Executivo a outorgar a concessão onerosa do direito real de uso das áreas públicas no Aeródromo Municipal “Armando Américo Fachini” na sessão camarária da última segunda-feira, dia 18.

A proposta objetiva a promoção do desenvolvimento econômico de Araras e garantir a geração de novos postos de trabalho, tanto na indústria quanto na prestação de serviços. A concessão irá garantir a ampliação, administração, operação, manutenção e exploração comercial das áreas do aeródromo.

Em Araras o aeroporto tem sete hangares, sendo três para garagens, três para aeroclube e um para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), porém toda a manutenção é por conta da administração pública. Com uma pista medindo 1.130 m de comprimento por 30 m de largura, que deve ser ampliada para 1.500 m, o Aeroporto Municipal é adequado para pousos e decolagens de pequenas aeronaves, além dos 455 mil m² de área livre disponível para o desenvolvimento de novos projetos.

Para o Executivo, com o aeroporto em operação regional e neste âmbito de investimentos, Araras será beneficiada por impostos que serão recolhidos por empreendedores ali instalados. A expectativa é que sejam criados cerca de 2 mil empregos diretos, além da ampliação imediata da pista com o objetivo de atender a população que esteja a menos de 60 km de distância deste aeródromo, que estará apto ao recebimento de voos regionais, regulares ou não regulares.

 

Centro Oncológico

Na sessão os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 13/2015, do Executivo Municipal, que prevê a doação de gleba de terras consistente em 5.658,02 metros quadrados para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras.

Na área será construído o Centro de Tratamento Oncológico com a finalidade de unificar todos os procedimentos pertinentes a essa especialidade, incluindo a implantação do Acelerador Linear, garantindo o avanço do atendimento de saúde pública à população ararense.

Durante a votação do projeto de lei alguns vereadores fizeram declaração do voto parabenizando a ação do prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) em conceder este espaço, dizendo que esta é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento da cidade e para saúde pública.

Estiveram presentes no plenário durante a votação alguns membros da diretoria da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Araras.

 

Tribuna Livre

A presidente da Associação Reviver, Marcia Longo, ocupou a Tribuna Livre para debater o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente”. Ela iniciou seu pronunciamento falando sobre o significado do dia 18 de maio. “Nesse dia lembramos o caso de Araceli Cabrera Crespo, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo em 1973. Os envolvidos na morte da garota eram de família muito influente no estado e por esse motivo o crime não foi solucionado até hoje”, disse a presidente.

As ações realizadas contra o abuso e exploração sexual pela associação também foram apresentadas. Além disso, Marcia também falou sobre as atividades executadas em relação ao combate à violência contra a mulher. “Precisamos urgente realizar um trabalho em rede no município para atender a estes casos. Um caso de violência não é somente da Saúde, Educação, Serviço Social, Conselho Tutelar ou da Guarda Municipal. Todos estes atores estão envolvidos nestes atendimentos e precisamos tomar este trabalho unificado, mais consciente e mais eficaz, para que as vítimas possam retomar suas vidas com dignidade”, completou.

A presidente também divulgou um protocolo e fluxo de atendimento em casos de violência sexual contra mulheres e crianças. “Acreditamos que, com a implantação dessas medidas, Araras começa a dar os primeiros passos no acolhimento, ação e prevenção à violência doméstica e abuso sexual na infância”, finalizou.

 

 

Presidente da Emhaba fala sobre sorteio do Jardim Aeroporto

Jackson ocupa a Tribuna da Câmara para falar sobre sorteio das casas no empreendimento da região norte da cidade

Ainda na sessão o presidente da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras), Jackson de Jesus, compareceu perante o plenário nos termos do artigo 299 do Regimento Interno e do artigo 26 da Loma (Lei Orgânica do Município de Araras).

O sorteio que será realizado hoje a partir das 16h30 no Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Ruegger”, do empreendimento denominado Conjunto Residencial “Prefeito Professor Milton Severino” – Jardim Aeroporto foi o tema abordado. “Quero aproveitar a oportunidade, em nome da administração municipal e das pessoas que estão realizando o sonho da casa própria, para agradecer a cada um dos vereadores que teve a sensibilidade de lá atrás aprovar e dar a oportunidade a essas famílias”, disse Jackson.

Os vereadores apartearam o presidente da Emhaba tirando dúvidas referentes a outro empreendimento: o Conjunto Residencial “Jardim das Orquídeas” e também sugeriram, para a construção de um novo empreendimento, que a Empresa Municipal de Habitação compre material de construção no comércio de Araras, prestigiando e gerando renda ao município.

As casas do Jardim Aeroporto serão entregues entre 30 e 60 dias, segundo Jackson.

 

 

Magda entrega moção a assistentes sociais

A presidente da Câmara, Magda Carbonero Celidorio (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), entregou moção de congratulação às assistentes sociais das secretarias municipais de Ação e Inclusão Social, Educação e Saúde pelo seu dia.

Celebrado anualmente em 15 de maio, o Dia da Assistente Social foi a razão das homenagens. As secretárias municipais de Ação e Inclusão Social, Educação e Saúde, Regina Helena Costa Picolini, Elizabeth Carvalho Cilindri e Vandersi Pavan Bressan respectivamente, representaram as 26 assistentes sociais da rede pública durante a sessão.

“Em Araras os assistentes sociais realizam um trabalho essencial e de extrema dedicação, sempre em prol da dignidade das pessoas.  Pelo excelente trabalho desenvolvido no município, portanto, presto esta justa  homenagem aos profissionais da assistência social, que possibilitam, por meio de suas atividades, que o município crie formas de superação diante das necessidades da população. Obrigada pelo excelente trabalho que vocês realizam em nossa cidade”, disse Magda.

 

Anete entrega moção à Comunidade Salesiana “São Luiz Gonzaga”

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) entregou moção de congratulação à Comunidade Salesiana “São Luiz Gonzaga” pelos serviços prestados para a sociedade ararense.

Fundada em 29 de janeiro de 1895, a Comunidade Salesiana de Araras já atendeu milhares de crianças e adolescentes nesses 120 anos de trabalho. Atualmente assiste 290 jovens por semana no Oratório “Dom Bosco”, localizado na rua Victorino Antognolli, no Parque Dom Pedro.

A Congregação Salesiana tem por objetivo educar, evangelizar e estimular crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, realizando um trabalho pedagógico-religioso.

“Tenho muito orgulho em prestar esta singela homenagem em reconhecimento pela atuação da Comunidade Salesiana, desejando-lhe todo êxito em sua trajetória e prosperidade no trabalho realizado”, disse a vereadora.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*