O aumento do número de vereadores em Araras, de 11 para 17 cadeiras, movimentou o cenário político nesta semana. A reportagem do Opinião Jornal perguntou aos vereadores o que acham do aumento de cadeiras. Veja abaixo as respostas.
Anete Monteiro Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira)
“Sou contrária ao aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Araras. O que precisamos é ampliar e fortalecer os canais de participação da sociedade nas decisões governamentais”.
Magda Regina Carbonero Celidório (PSDC – Partido da Social Democracia Cristã)
“Esse assunto sobre o aumento de vereadores na Câmara Municipal de Araras ainda será debatido com os parlamentares da casa”.
Marcelo de Oliveira (PRB – Partido Republicano Brasileiro)
“Ainda vou me reunir com a Executiva de meu partido para discutir o assunto”.
Francisco Nucci Neto (PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro)
“Sempre fui favorável ao aumento, porém entendo que esse não seria o momento mais propício. Com poucos vereadores fica mais fácil haver manipulação. O ideal seria 17 vereadores, como já foi no passado, pois aumenta a representatividade, com novas ideias também. Entretanto, defendo rever custos, para que não haja aumento de orçamento. Mas esse não é o momento de se discutir isso agora. O País vive um momento incerto economicamente falando e politicamente também. Discutir isso agora, é mexer em vespeiro”.
Erinson Mercatelli (PSB – Partido Socialista Brasileiro)
“Já votei contra anteriormente, mesmo meu grupo sendo favorável. Não vejo porque aumentar o número de vereadores. Não credito que aumentando as pessoas o trabalho ficará melhor. Hoje temos as redes sociais e a mídia que nos ajudam na fiscalização. Só servirá para barganha de mais cargos junto ao Executivo”.
Valdevir Carlos Anadão (PT – Partido dos Trabalhadores) – professor Dê
“Ainda não conversei com meu partido. Particularmente sou contra. O momento político não é adequado para isso. Já temos bons vereadores em Araras exercendo suas funções”.
Eduardo Elias Dias (PHS – Partido Humanista da Solidariedade) – Dú Segurança
“No momento sou contrário, hoje temos a crise hídrica, falta de iluminação pública e buracos por todos os lados, graves problemas que precisam ser resolvidos e, depois se for o caso, discutiremos o aumento”.
Eder Donizetti Muller (Pros – Partido da Ordem Social)
“Penso que mais vereadores trariam maior representatividade e independência do Legislativo. Mas acredito que 15 seria o número ideal, não 17 ou 19. Assim com 15 seria um vereador para cada cerca de 8 mil habitantes”.
Mário Corrochel Neto (PP – Partido Progressista) – Bonezinho
“Não vejo com bons olhos o aumento do número para 17 vereadores. Vou consultar meu partido sobre o tema e depois decidir meu voto”.
Breno Zanoni Cortella (PT – Partido dos Trabalhadores)
“Em 2008 esse assunto voltou a ser discutido pela Câmara, que manteve a composição atual e na ocasião já fui contrário”.
Carlos José da Silva Nascimento (PT – Partido dos Trabalhadores) – Zé Bedé
Não foi encontrado pela reportagem até o fechamento desta edição