Gente & Fatos

 

Por Valentim Viola, colunista, diretor e fundador do Grupo Opinião

 

 

GENTE & FATOS

 

HISTÓRIA (1)

A se confirmar, como tudo indica, o retorno do ver. Pedro Eliseu Sobrinho de sua segunda licença da Câmara Municipal e a consequente posse como prefeito interino, com a volta do ver. Carlos Jacovetti à nossa Casa de Leis, teremos alguns fatos públicos de realce na política de Araras.

 

HISTÓRIA (2)

Com efeito, Jacovetti entrará para nossa história política como prefeito municipal duas vezes. A primeira quando o ex-prefeito Nelson Brambilla adoeceu e ele assumiu por um mês e agora que ficou 30 dias governando a cidade. Pedro Eliseu Sobrinho será prefeito municipal por duas vezes (sua primeira gestão foi em 1993/96). Como presidente da Câmara Municipal ele governará interinamente até a esperada eleição suplementar. E se esta ocorrer apenas no ano vindouro, teremos outros fatos destacáveis. Um novo presidente da Edilidade ararense a ser eleito em 1° de janeiro de 2019 assumirá como prefeito interino (podendo ser o mesmo Jacovetti ou qualquer um dos outros nove). Neste caso, Pedrão não poderá ser reeleito presidente da Câmara e outro edil será escolhido. E a este caberá ser, então, o prefeito interino até a disputa suplementar…

 

HISTÓRIA (3)

Se no pleito suplementar o ex-prefeito Pedrinho Eliseu puder concorrer e vencer ele será prefeito por três vezes de Araras, alcançando o recorde do ex-prefeito Milton Severino que levou 27 anos para isso, de 1959 a 1986, quando faleceu no cargo em 29 de outubro daquele ano. Portanto, vinte e sete anos levou para ter três mandatos. Pedrinho, na hipótese de concorrer e vencer, igualará os três mandatos de Severino em apenas dois anos…

 

HISTÓRIA (4)

Na hipótese de Pedrinho não poder ser candidato e seu pai, agora como edil e prefeito interino ser o candidato apoiado pelo filho e vencer, também teria três mandatos como prefeito (1993/96), o atual mandato como interino (15/06/2018 a 31/12/2018) e o restante do tempo (31.12.2020).

Mais: Se Jacovetti, já duas vezes prefeito da cidade, quiser concorrer ao pleito suplementar como vereador ou como presidente da Casa de Leis em 2019 e vencer, e, novamente prefeito interino, também ele terá tido quatro mandatos como prefeito de Araras em apenas dois anos e alguns dias….

 

NEGÓCIOS

O grupo Favetta está começando a anunciar sua terceira loja em Araras, na zona leste da cidade. E o Jaú Serve inaugurou mais uma filial na região, desta vez em Araraquara. Apesar da crise, da greve e de nossos políticos, o País continua de pé…

 

 

PESQUISAS

No domingo o “Datafolha” divulgou mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial e diz que a crise gerada pela greve dos caminhoneiros não afetou nenhum dos candidatos, mas a “rejeição a Temer salta para 82%”. E sem Lula, que está preso em Curitiba e condenado em 2ª instância, fato que o afastara do pleito por ser considerado “ficha suja“, eis que condenado por órgão colegiado (A Justiça Federal de Porto Alegre), Bolsonaro lidera o cenário com 19%, empatado tecnicamente com Marina Silva, que tem 15%. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, estão em empate técnico. No segundo turno, igualmente, Lula está à frente e disputa com Marina. Bolsonaro só venceria se Fernando Haddad fosse o candidato petista…

A pesquisa detectou, também, que há uma taxa recorde dos que pretendem votar em branco ou anular seu voto.

 

CÂMARA MUNICIPAL

Na sessão da Edilidade ararense de segunda-feira foram apresentados requerimentos pelos vereadores Deise Olimpio de Oliveira, Jackson de Jesus e Regina Corrochel. Deise quer informações da Vepan sobre ares-condicionados retirados de escolas municipais e informações sobre a alteração do valor mínimo da conta de água. Jackson de Jesus quer informações sobre possível contaminação do lençol freático e aquífero Guarani com o uso do produto químico Furadan. A vereadora Regina Corrochel quer a lista de todos os cargos comissionados atualizada até a presente data. Todos os requerimentos foram feitos por edis considerados de oposição e aprovados pela unanimidade da Câmara Municipal.

 

 

 

COMPARTILHAR