Inauguração aconteceu na última segunda-feira, dia 15. Crédito: Secom
Inauguração aconteceu na última segunda-feira, dia 15.
Crédito: Secom

Mais de 300 pessoas participaram na manhã da última segunda-feira, dia 15, da inauguração da Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho”, implantada no Solar Benedita Nogueira, no Centro da cidade. O novo equipamento público, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, reúne acervo físico e digital para contar a história de Araras e dialogar sobre a identidade cultural de seu povo. O evento foi montado no Calçadão da Praça Monsenhor Quércia, ao lado do Solar, que foi completamente recuperado e recebeu algumas adequações para abrigar a Casa da Memória. A organização disponibilizou 150 cadeiras sob três tendas para acomodar os convidados, mas além dos que acompanharam o evento sentados, muitos assistiram a solenidade em pé.

O coral da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Antonia Marques Dahmen, do Parque Tiradentes, sob comando da cantora Débora Black e a fanfarra da Emef Professor Joel Job Fachini, comandada pelo mestre Marabá agitaram a cerimônia, que teve presença de convidados, historiadores, memorialistas, ex-alunos do educandário que funcionou no passado no Solar, engenheiros, arquitetos, conselheiros de vários colegiados e da comissão consultiva que fará o aconselhamento e o acompanhamento das atividades da Casa da Memória.

A comissão é formada por escritores, historiadores, pesquisadores e pessoas ligadas à preservação da cultura no município e de forma voluntária contribuirá com o desenvolvimento do acervo e das ações no local.

Nestlé apoiou e marcou presença na inauguração

A Nestlé Brasil Ltda apoiou a criação e instalação do acervo da Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho” com recursos oriundos de incentivos fiscais via ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo estadual e também via Lei Rouanet – Ministério da Cultura. O gerente da fábrica de Araras, Donir Costa, falou durante a inauguração sobre a satisfação da multinacional ter participado da materialização do novo equipamento cultural de Araras. “Sabemos a importância desse dia e desse local tão bonito. A Nestlé chegou ao Brasil há 95 anos e começou aqui em Araras. A cidade nos acolheu e é um orgulho construirmos juntos uma história de sucesso. Compartilhar memória e compartilhar cultura, compartilhar a vida. E esse local dá acesso a isso tudo”, disse ele.

Memória de Pedro Pessotto Filho

Emocionado, e falando em nome da família do patrono da Casa da Memória, Pedro Pessotto Neto, filho do homenageado com a denominação do local, relembrou que seu pai era constantemente engajado em ações de interesse coletivo. “A família está muito feliz hoje e nós queremos que este local seja visto não como um local de homenagem ao meu pai, mas um local de homenagem à cidade. Meu pai, como qualquer ser humano, tinha defeitos e qualidades, e entre suas qualidades estava justamente a de procurar fazer, dentro de suas possibilidades, o que podia fazer de melhor pelo município”, lembrou o filho do empresário, jornalista, político e incentivador cultural.

Funcionamento

A Casa da Memória Pedro Pessotto Filho irá funcionar de terça à sábado e tem entrada franca. Aos dias semana, o local estará aberto à visitação do público das 10 às 19 horas e aos sábados das 10 às 17 horas.

As ações educativas com escolas públicas e particulares da cidade começam a partir do dia 25 de agosto. Um projeto educativo foi elaborado para nortear profissionais gabaritados em educação que irão realizar visitas monitoradas com os alunos para mostrar as exposições e também ministrar palestras. As atividades devem ser agendadas pelos telefones 3544-8156 e 3542-7602 ou ainda pelo email: casadamemoria@araras.sp.gov.br

Às quartas-feiras, das 7h30 às 10h30, será realizada visita especial com alunos do ensino integral, realizado nas escolas da rede municipal de ensino. Ainda, em um quinta-feira por mês, haverá atividade especial, à noite, com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). (GG com informações da Secom)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*