Atividades seguem até domingo que vem, dia 7 de agosto. Crédito: Divulgação
Atividades seguem até domingo que vem, dia 7 de agosto.
Crédito: Divulgação

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Araras tem início nessa segunda-feira, dia 1° de agosto, às 19 horas no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.

Desde sua criação em 1948 que a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil. Para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016, a WABA foca a amamentação como uma chave para o desenvolvimento sustentável. Propõem que as relações entre os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), o aleitamento materno e a Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Criança de Primeira Infância, sejam realçadas. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. Os objetivos mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Em Araras, a abertura do evento começa na segunda, às 19 horas, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, com apresentação do estúdio de dança Daniela Jacovetti, em seguida, às 19h30, acontece a palestra com o Dr. José Martins Filho, professor titular, emérito da Unicamp, médico pediatra, presidente da Academia Brasileira de Pediatria. O tema da palestra é “Amamentação e relações familiares”.

Na quinta-feira, dia 4, a programação segue ainda no Centro Cultural das 18 às 19 horas, com Plantão de Dúvidas sobre aleitamento materno com as consultoras do grupo “Amar é Amamentar”. As 19h30 tem mais uma palestra sobre amamentação com Erika Pignataro Massaro. O público alvo são gestantes, profissionais da saúde, educação e demais interessados no tema. Haverá ainda a entrega de certificado.

E no domingo, dia 7 de agosto, às 9h30 acontece o Mamaço na tenda do Lago Municipal – Parque “Fábio da Silva Prado”, em seguida as participantes farão uma caminhada até o Centro Cultural onde às 10 horas acontece o 1° Encontro Regional de Aleitamento Materno com mesa redonda.

A fundadora e coordenadora do programa “Amar é Amamentar” e coach, Erika Pignataro ressaltou que é o segundo ano que Araras comemora essa Semana especial. “A organização (e iniciativa) é do Amar é Amamentar (um programa de consultoria em Amamentação que existe há 12 anos em Araras. Isso tudo é importante para conscientizar e envolver a população em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Araras está sendo inserida dentro das ações comemoradas mundialmente durante essa semana”, destacou.

 

Ingressos

 

Para participar da palestra de segunda-feira com o Doutor José Martins Filho é necessário adquirir o ingresso antecipadamente junto às consultoras do Amar é Amamentar (www.amareamamentar.com.br) e na Livraria Eureka. O valor é de R$ 10,00, para os demais dias não é necessário fazer inscrições e nem pagar taxas, apenas comparecer ao local.

(Gabriela Grigoletto)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*